Kinkaku ji- O templo de ouro - Kioto, Japão


Abaixo relato a história deste templo construído em madeira e folheado a ouro 24K pelo Xogum da época há mais de mil anos atrás. Visitei a cidade de Kioto em uma vigem que ganhei de presente pelo meu aniversario. Aprendi muito com essa viagem e deixo aqui registrado a parte da viagem que mais achei interessante. Eu ja conhecia a historia dos samurais no Japao mas com essa ultima visita eu entendi melhor. Percebi também que tem poucas coisas escritas em português sobre a historia desse importante templo. No Brasil temos duas replicas deste templo em madeira, 
uma em São Paulo -Itapecerica da Serra e  outra em Curitiba. 

Como todos os outros templos esse local também serve como cemitèrio para o xogum, samurai e membros. No Brasil eu visitei em Itapecerica da terra, e la serve para visitar e enterrar as cinzas de quem quiser ser enterrado la. 

 O local onde hoje está o templo Kinkakuji em Quioto no Japao era uma casa que foi construída em 1225. O terreno com as construções já existia e foi doado por uma família real da época para o xogum, Ashikaga Yoshimitsu. Quando uma família real faz uma casa ela já coloca um templo e os monges acompanham. Um jovem monge de 22 anos que vivia no templo junto a família real nessa casa tentou matar o imperador e não conseguiu. Ele tentou fugir para as montanhas mas foi pego e condenado à morte. Desde então a família real foi embora e a casa ficou abandonada. Nessa época houve muita guerra interna no Japão, e o Samurai mais forte tinha o cargo do Xogum, ele que governava toda a região. O Japão também era dividido em vários xogunatos porque eles nunca entravam em um acordo de um só xogum governar, e ficavam em guerra entre eles. 

Na tradição dos samurais eles tinham que se suicidar caso perdesse a guerra. Perder a honra era muito sério para o samurai e muitos se suicidavam. O xogum ficava cada vez mais fraco com a morte dos samurais. Os xoguns mandavam seus samurais pelo país todo para lutar e tomar o poder. O imperador ainda existia mas sua participação na política era quase nada, ele estava lá mais para representar o país e os samurais conservavam essa tradição. Este Xogum Ashikaga Yoshimitsu era muito carismático e ele fez com que outras famílias ricas da época contribuíssem com a ideia dele de fazer o templo de ouro. Com isso ele queria mostrar para a família imperial que quem governava era o xogunato e não o imperialismo. 

A construção do templo foi feita no ano de 1.339 segundo a filosofia do feng shui, e nessa filosofia diz que tem que construir no norte porque o poder vem do norte; ter um rio que corta a cidade, um lago em volta; e a frente da construção deve ser virada para o sul e a parte de trás para o norte. O imperador morava nessa cidade e a casa do imperador estava mais ao sul da cidade por isso o xogum Ashikaga Yoshimitsu levou seu governo para o norte da cidade de Kyoto. O templo é todo feito de madeira e coberto com essa folha de ouro, uma tecnologia japonesa que existe há mais de mil anos. Foi uma época de ouro no Japão, onde ainda existia muito ouro. No primeiro andar não foi colocado o ouro porque ele estava revoltado com a família imperial porque dizia que a família imperial não presta, não trabalham, não produzem nada, só gastam o dinheiro do povo. Uma parte dessa àrea onde representa a famìlia imperial tem a varanda voltada para o lago. Todas as casas imperiais no Japao tem essa varanda para que os membros da famìlia imperial possam pescar No segundo andar a arquitetura é a mesma que a casa dos samurais, e o nome do segundo andar significa som do mar porque você ouve a verdade que vem do fundo, como o som do mar. O terceiro andar foi feito como se fosse um templo Zen e significa o topo do mundo. Lá em cima no alto do templo tem a estàtua da fênix que representa o sul e o elemento fogo. O Xogum morava lá junto com os samurais que eram os soldados dele. 






Com a morte do xogum, resolveram doar todo o terreno juntamente com o templo para os monges Zen budistas. Esse xogum gostava de cultivar bonsai e no terreno tem um enorme bonsai que o xogum plantou e cuidou ate o dia da morte dele. Este bonsai ainda está lá e ja vive hà mais de 600 anos. O xogum também mandou fazer essa pequena ilha no terreno em prol do jovem que quis assassinar o imperador e da famìlia dele. Atualmente o terreno com todas as casas e o templo virou patrimônio històrico da humanidade. Esta aberto a visitas mediante pagamento, embora não pode entrar dentro do templo, apenas ver de longe. Em outras locais construìdos do terreno è possivel entrar, são templos, casa de chàs, locais da parte administrativa do governo, casa dos monges etc, todas construìdas em estilo oriental, anterior a era Meiji. 


Na entrada do templo tem uma senhora com uma lojinha bem simples que vende sorvete coberto com ouro. Muita gente experimenta essa iguaria que não tem gosto de nada, so glamour mesmo. Também vende como souvenir uma folha de ouro que pode colocar em cima de qualquer comida. 



Credito das fotos: Hikari Onuki


  Fale comigo         Facebook         Pagina

@todososdireitosreservados

Comentários

Mais visitadas

KOINOBORI- Dia dos meninos

A viagem de Laura - brasileiros no exterior- Blog