Cultura do Banho no Japao

  


        Me inspirei pra escrever sobre os variados tipos de banho que existem no Japão. O Japão, assim como a Coreia do Sul, são conhecidos também por sua cultura do banho. Eu já fui em vários de norte a sul do Japão, frequentei os melhores banhos com minha amiga que junto comigo não media esforço para levar as crianças, era aquele monte de filhos, juntava os meus, os dela e as vezes de outras amigas também. É um tipo de lugar que não tem estrangeiros,eles não gostam, só a gente mesmo que gosta.  Nunca tinha um outro estrangeiro no banho apenas eu e minhas amigas e eu ainda tinha que insistir para elas irem, quando iam gostavam e viravam minha companheiras do ofuro, cada uma com seus filhos.
 
Então vou falar um pouco da minha experiencia sobre como apreciar e aproveitar melhor esses banhos no Japão. Tem que sempre consultar que horário estão abertos, normalmente funciona uma vez por semana mas a maioria funciona 23 horas por dia e fecha uma vez por semana. Qualquer um desses banhos tem um lugar para você sentar com uma torneira na frente, você leva o que precisa, shampoo, sabonete etc e se esfrega bem antes de ir para qualquer banheira. Nos locais grande tem toalha, shampoo, condicionador, sabonete, tudo..e ate kimono pra voce se sentir a vontade la. Tem uns tipos de banho que se você pagar a parte voce se deita em uma maca e as mulheres te esfregam e tira todas as cèlulas mortas do seu corpo, usa se uma tecnica coreana de esfregar. Depois passa o oleo, e voce fica com uma pele renovada, otimo para a saude e relaxar, depois so um chopp gelado pra melhorar, que voce encontra la dentro mesmo dos predios de banhos. São muito limpos e organizados, pode ser que você encontre um que não seja tanto, então neste você nunca mais volta, mas olha bem antes de tomar o banho, se nao gostar saia. Tem que estar muito limpo.  
Abaixo alguns tipos de banho. Enfim, na minha ultima viagem em 2023, eu conheci outros tipos de banhos bem modernos com muita tecnologia que so da para explicar se fizer um outro post.

 Ofurô - Estes maravilhosos banhos existem vários tipos, o ofurô que é aquele que você tem em casa, uma banheira simples e no inverno todo dia aquece o corpo! A banheira mantém uma temperatura por volta de 40 graus a 42 com uma tecnologia de aquecimento que só vi no Japão, e tem outras temperaturas de  38 graus também. Dá para regular em casa.

Ofurôyasan - Que são os banhos públicos com águas aquecidas artificialmente onde paga-se uma quantia e fica quantas horas quiser. Estes, têm várias saunas, várias banheiras com hidromassagem de vários tipos. Têm em local  fechado e ao ar livre também, ou os dois em um mesmo lugar. Você escolhe onde  quer ir de acordo com o que precisa. É muito bom estar dentro de uma banheira bem quentinha, muitos têm os banhos ao ar livre e outros não. É gratificante apreciar as estrelas, a lua ou os pássaros e as estrelas dentro dessa águas quando são abertos.  

Onssen - Ele é como o ofuroyassan só que a água não é  aquecida artificialmente, esses banhos localizam-se próximos aos vulcões e a temperatura quente da água varia e o aquecimento é natural do vulcão.  Os minérios que tem embaixo do vulcão trás  a água com cor e muitos minérios que são ótimos para a saúde. Depende do território onde você está e que tipo de minerais tem naquela região o banho pode ser curativo para alguma determinada doença.  Há também onsen onde a água já é canalizada e tem banheira de hidromassagens, saunas,  enfim, vários tipos que você fica o dia inteiro tomando banho! Tem uns que você pode ir só com a bolsa lá tem tudo limpo e organizado, até escova de dentes, cremes, toalhas a vontade, secador. Alguns tem até cabeleireiro e massagem. Há uns tão grandes que tem cinema, restaurante etc. ,pode ir só com a bolsa e lá tem tudo e inclusive alguns tem até show de artistas locais.

Ishii Onssen -  Atualmente o mais moderno é o Ishi Onssen, este eu fui apenas uma vez, uma amiga me levou, eu estava passando um deserto na minha vida. Ela foi muito gentil comigo e fez para me ajudar a me sentir melhor. Obrigada amiga Miike. É um banho muito caro e distante da cidade. Fica à beira do vulcão também ou não. Aproveita-se o calor do vulcão e aquece a cama de pedra, você fica lá deitada em cima deste mármore  aquecendo o corpo. Tira todo o cansaço e stress, sai de lá com a pele lisinha, e tem um lugar lá mesmo no tatami que você pode deitar, dormir, comer, ou apenas descansar. 

 



©todos os direitos reservados

@blogdaelise


                                                                     Fale comigo  Facebook    


Comentários

Taina Onuki disse…
Manda a grana da passagem que eu vou amanhã!

Mais visitadas

A viagem de Laura - brasileiros no exterior- Blog

KOINOBORI- Dia dos meninos

Kinkaku ji- O templo de ouro - Kioto, Japão