Encontro no Japao- Como se comportar Blog



Marcou um encontro com alguém?
Abaixo as regras de ouro da etiqueta japonesa para não passar vergonha.



Morei muitos anos no Japão e sempre tive muita dificuldade para aprender a cultura deles, que é milenar. O que sei é que todas as vezes que eu tinha que ir a uma ocasião social eu tinha problemas por não entender as regras. Às vezes parecia apenas que estavam fazendo bullying mesmo para me chatear. Para quem mora no Japão e não tem que conviver socialmente com os japoneses em ocasiões familiares, amizades e eventos, penso que é mais fácil e muitos nem conhecem essas regras. 


Muita gente vive como brasileiro lá, não precisa falar japonês porque trabalha com brasileiros. Nas grandes fábricas onde tem muitos brasileiros eles colocam tradutores para tudo. Conheci pessoas que estão há anos e não falam a língua e tampouco conhecem a cultura japonesa. Esses que vivem como se estivessem no Brasil não  precisam prestar atenção às regras porque são raras as vezes que tem este contato com os japoneses. Tem o contato do dia a dia e não em eventos ou ocasiões especiais como eu era obrigada por ter família japonesa. 


Escrevi este artigo aqui porque sou boa observadora e achei bem interessante tantas regras. Para mim as  regras são interessantes desde que eu não precise cumprir. Estamos no ano de 1993, ainda o país está muito conservador. Por ser um país com superpopulação as regras vão se  estreitando cada vez mais. 

Segue abaixo algumas regras em encontros casuais. Se você tiver mais alguma que não está aqui me manda um email. Se  gostou ou tem alguma dica ou crítica me escreva também.


Regras de ouro para mulheres

Antes de sair de casa certifique-se que não esqueceu nada. Caso não tenha tido tempo de se maquiar, não tem problema  e vá a qualquer loja, até mesmo as de conveniência tem um monte de maquiagens, amostras grátis que você pode usar a vontade, passe pelo menos um batom.


Carregue na bolsa sempre e em qualquer ocasião lenço de pano e de papel. Você pode precisar deles a qualquer momento. Alguns banheiros pùblicos nem tem papel higiênico. prevenir è melhor.


Já pensou se você for encontrar com um homem e por ventura ele esqueceu o lenço e precisar, ofereça o seu, é chique demais, ele vai amar.


Preocupe-se com a qualidade e beleza do lenço tanto quanto com a calcinha que você usa. Se ele precisar e você não tiver um lenço para emprestar poderá passar vergonha. Eu mesma já passei vergonha várias vezes. Uma vez estava com um copo de suco no trem, imagina, ninguém nos trens do Japão ou mesmo nas ruas  anda bebendo ou comendo. Derrubei na roupa de um homem de paletó e não tinha nada para enxugar, que vergonha minha gente. Eu não tinha nada para enxugar, foi um vexame total, sabe aquele mico que todo mundo paga no exterior, então este foi um dos que paguei. Depois deste dia eu comecei prestar mais atenção nas regras e então segue abaixo tudo que descobri depois deste fatídico dia.


Se a pessoa é mais importante que você, chegue quinze minutos antes, para ter certeza que o outro não vai ficar te esperando. Nunca espere com os braços cruzados, o outro pode te avistar de longe e vai achar que você está fazendo pouco caso dele porque no Japão cruzar os braços é sinal de que está fazendo pouco caso.


Caso você seja a pessoa mais importante deste encontro, chegue apenas 5 minutos antes. Se você não for a pessoa mais importante chegue 10 minutos antes. Em qualquer um dos casos nunca chegue atrasado a um encontro, se atrasar você é uma pessoa sem valor, porque não respeita o tempo do outro. Se você não respeita o outro, como vai respeitar a si mesmo?


Se o encontro for com um homem: não se preocupe e nem pergunte para onde vão, mesmo que ele te pergunte onde você quer ir diga que não sabe e que deixa a cargo dele. Simplesmente acompanhe-o, dizem no Japão que, a mulher tem que ficar três passos atrás, mas um passo só já está bom. 


Na hora de pagar a conta , voce tem que pagar, lembre-se voce è mulher e tem que pagar.   Se caso ele disser não precisa  você tem que tentar pagar, só quando ele oferecer três vezes para pagar você pode aceitar. Se ele oferecer só uma ou duas vezes, pague a metade da conta.

Caso você seja convidada para sair com uma pessoa muito rica, milionária nunca abra sua carteira perto dele. Se abrir você pode até levar uma bronca. Acostume-se com o novo.


Se o encontro for com uma mulher: pergunte onde vão, ande lado a lado. Nunca fale de sua vida pessoal, de seus sonhos, a não ser que vocês sejam amigas muito íntimas. Nem espere ela se oferecer para pagar a conta, divida tudo.


Converse somente sobre crianças, roupas a serem lavadas; fale mal de seu marido e de seus filhos, nunca fale bem de seu marido ou de seus filhos na presença de outras pessoas, se você falar as outras pessoas vão  pensar que você é metida.  


Se você  for solteira, converse sobre moda, restaurantes, dramas de novela, não fale de seu namorado, de seus amigos e de nada da sua vida. Se acaso ela quiser falar de sua própria vida, desvie o assunto para coisas fúteis.


Em qualquer caso

Em qualquer lugar para qualquer pessoa, seja você homem ou mulher , tome cuidado e não fixe o seu olhar nos olhos de ninguém. Os olhos são a porta para a alma, dizem os japoneses e ela guarda intimidades que não são da sua conta. Se alguém olhar nos seus olhos desvie o olhar e olhe para a pessoa na altura dos peitos. 


Não expresse no rosto os seus sentimentos, mantenha -se zen o tempo todo. Faça cara de paisagem e se o clima estiver bom pode sorrir, caso contrário não mostra nenhuma reação no rosto. Nunca  fique  falando se você está triste ou está alegre, ou decepcionado, finja que não passa nada. Afinal de contas você não sabe qual é o sentimento da outra pessoa. E se ela estiver triste? Não tem sentido você mostrar sua alegria.E se ela estiver alegre? Não tem sentido você mostrar sua tristeza e nem sua alegria, deixa ela ser feliz sozinha. Em todos os casos, você já sabe, faça cara de bibelot sempre. Você será tratada como a pessoa mais legal do mundo porque soube entender a dor do outro. 


Fique sabendo que o que que esperam de você é a sua  capacidade de entender o sentimento do outro mesmo que o outro não tenha expressado o sentimento no rosto.


Se porventura você estiver ao lado de um milionário, ele for com a sua cara e te oferecer uma grande quantia de dinheiro sem mais nem menos, não aceite e caso ele insista, pegue o dinheiro e devolva o para a esposa dele, não se preocupe o dinheiro já é seu. Ela vai pegar o dinheiro e te entregar novamente. De preferência use 10% do valor recebido e envie pelo correio um presentinho em agradecimento.

Espero que tenham gostado. Se puder compartilhe com suas amigas.

Fácil não é, mas a gente tenta fazer o melhor.

Se você for estrangeira e estiver visitando o Japão pela primeira vez, esqueça essas regras e seja você mesma.


Se encontrar algum conhecido nas ruas ou em qualquer lugar que seja e você estiver acompanhado nunca apresente essa pessoa para a outra e nem diga seu nome. Você não sabe o que está acontecendo entre eles, fique quieta. Não espere também que você seja apresentado para ninguém. Se você quiser conhecer pessoas, vá a eventos, cursos ou participe de grupos comunitários, é o lugar ideal para você se apresentar ou apresentar pessoas.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                             Fale comigo   Facebook   Youtube-Videos,Tutoriais  

Comentários

Mais visitadas

KOINOBORI- Dia dos meninos

A viagem de Laura - brasileiros no exterior- Blog