Banho Japones- SPA- Ofuro

 


Ofurô- Oguikubo


Hoje este post vai para todas as pessoas que amam o Japão, sua cultura e querem sempre aprender um pouco mais. Esta cultura do banho no Japão data de séculos e séculos, quando conseguiram canalizar as águas que correm quentes próxima dos vulcões.

Principalmente os brasileiros que visitam o Japão ou os descendentes que moram no Japão precisam saber que os banhos de ofurô, cento e onsen são uma verdadeira fonte de saúde e curam várias doenças  


Fui com minha filha neste banho em Tokyo, no Japão. Fazia anos eu vinha sempre ao Japão, e voltava para o Brasil sem ir em um bom banho. Desta vez deu certo e frequentei várias vezes este local e outros interessantes e bom para banho. Quando morei no Japão por doze anos eu conheci cada canto onde tem um banho, seja grande ou pequeno. E a saga continua. 


Nagomiya, em Ogikubo -Tokyo- é um SPA bem conhecido e vem pessoas de vários lugares de longe do país para conhecer os tipos de banho e sauna que eles oferecem. O lugar é de alta tecnologia, desde o momento na portaria até o pagamento final. 

Na portaria você começa a escolher um plano para o dia desde se tornar sócio, ou apenas o plano do dia com vários tipos de descontos e preços diferentes. O local fica ao lado da estação de Ogikubo em Tokyo. O prédio tem cinco andares e todos os andares são destinados aos clientes.


Na entrada você tira o sapato, coloca-o  no armário, tranca e guarda a chave na sua bolsa. Cuidado porque se estiver chovendo não pode apenas entrar com o guarda chuva. Na entrada tem um saco de plástico bem grosso em formato de guarda chuva, coloca seu guarda chuva dentro e leva com você. 


Na portaria que fica no térreo, após escolher o plano eles te entregam um cartão, uma chave e duas trocas de roupas. Pode escolher a roupa que quer usar no cardápio digital onde mostra o modelo nos tamanho pequeno e grande.  Eu escolhi a roupa que parece mais um kimono com uma bermuda. Esta chave que você vai receber na portaria  é para abrir o armário para colocar suas coisas e trancar. Você coloca o cartão na fechadura, ao sair tranca com a chave e deixa o cartão lá. Só vai pegar o cartão quando terminar tudo.  A chave tem um  código de barras, se você for comer algo lá dentro, pegar uma bebida na máquina, um sorvete, ou comprar algo que precisa, tipo escova de cabelo, escova de dentes etc. vai usar o código de barras que está na chave.  Para cada tipo de produto uma máquina diferente. O sistema  é complexo, a vida no Japão é hightech. Tudo que você gastar lá dentro será armazenado no seu cartão que você recebeu na entrada para fazer o pagamento final quando sair. 


Tem que prestar atenção na explicação porque uma das roupas é para usar apenas nos banhos de rocha e sauna de pedras do terceiro e quinto andar. A outra muda de roupa  é para ser usada quando você vai para o segundo andar.  Se você for mulher vai para o segundo andar e se for homem vai para o quarto andar, locais onde tem as banheiras. 


Na portaria o atendente  vai te mostrar um folheto e explicar sobre tudo que tem lá dentro e o que você pode  desfrutar no dia.  A explicação é falada e escrita em japonês, então se quiser entender tudo e se não souber falar japonês tem que ir com alguém que fale bem japonês. Também neste folheto tem um formulário que você pode preencher caso queira tornar-se sócio. Sendo sócio os descontos são maiores. Eu fui com minha filha e ela traduziu toda a explicação para mim. Se você não entender como funciona  pode perder um bom desconto.


Os preços variam; durante a semana é mais barato e no final de semana e feriados é

mais caro. Por um dia se você não usar o quinto andar paga 600 ienes a menos, e o valor total

fica 3.500 (três mil e quinhentos ienes) se você conseguir um bom desconto.

Pode procurar o desconto no site ou insistir com eles onde tem um desconto. Se não

conseguir o desconto vai pagar (quatro mil e duzentos ienes com a alimentação).

De qualquer forma, mesmo pagando a mais vale a pena conhecer este lugar.


Por exemplo, pode escolher  um plano que se você comer a comida recomendada por eles você paga bem menos pelo pacote do dia. E incrivelmente a comida é bem servida  e  melhor que aquela se não tiver um plano. 


Nenhum plano contempla os vários tipos de massagens que tem no prédio, para as massagens, banhos especiais, massagens de óleo etc.. tem que pagar tudo separado. Pode escolher e pedir na portaria, mas se preferir você pode usar o interfone depois e ligar na portaria e reservar. Eu achei as massagens e os tratamentos de óleo muito caros lá, então não fiz nenhum.  Logo mais abaixo explico melhor sobre cada andar.


Para subir nesse banho no quinto andar você passa no vestuário que fica  no segundo andar, coloca o cartão na fechadura indicada com o número da chave, abre com a chave, para fechar você tranca apenas com a chave, o cartão fica preso la na fechadura e você pode tirar ele só no final.  Coloca a roupa própria de ir no  quinto andar, e no pulso a pulseirinha colorida de papel que eles também te dão na portaria caso você queira usar o quinto andar. Pode levar o celular.  Pega a toalha grande,  que servirá para estender na rocha de sua escolha, fica a vontade para trocar de rocha a hora que quiser. 


Quando você chega no quinto andar tem uma geladeira pequena tipo uma prateleira com vidros transparentes que você pode colocar seu nome na sua garrafa e guardar sua água. Tem também um guarda celular, você põe o celular trancado e leva a chave. 


São cinco  portas diferentes, dois deles são banhos de rocha, e um terceiro é banho terapêutico, e o outro é uma sala de cores terapêuticas. No quinto andar a maioria è unissex, mas tem uma sala para o banho de rochas que so entra mulher e tem temperatura ambiente; os banheiros sao separados feminino e masculino. Tem também uma sala grande com sofás de cores vibrantes para relaxar, e uma biblioteca de revistas em quadrinhos, os famosos mangás que você pode ler à vontade. Neste espaço tem wifi que está com a senha a vista para todos que quiserem. 

 

Quinto andar


1) Banho na rocha de mármore, não é bem um banho mas parece porque você fica todo molhado de suor. São rochas aquecidas, você estende a toalha marrom que te deram e deita em cima delas. Tem três tipos de pedra de mármore, com lugar para oito pessoas de cada vez. Cada pedra libera certos tipos de íons que fazem bem para seu organismo e aquece o corpo de dentro para fora. É indicado para tirar o stress , o cansaço, a ansiedade e várias outras doenças.   


2) O segundo é banho de rocha  também, mas outro tipo de rocha, como o primeiro você deit. Esse banho tem os mesmos tipos de rochas e a temperatura è ambiente. Ele é bom para relaxar e até tirar um cochilo porque a temperatura é ideal. Você fica lá deitado, pode levar o celular ou apenas relaxar. Só entra mulheres, pode entrar a vontade mas chega um momento que vem uma professora dar aula de yoga, tem que agendar antes e pagar separado do valor da entrada.


3) Sauna de pedras. No centro tem um monte de pedras empilhadas dentro de um recipiente com uns 1.50cm. de altura, e em cima no teto tem um tipo de abajur redondo com três camadas, parece que você tá em outro mundo. No meio da sauna a pessoa que está dirigindo a sauna no dia, liga este aparelho que tem uma luz e espirra água em cima dessas pedras que chega a 80 graus centigrados. Ao lado dessas pedras têm um balde de água com uma concha enorme dentro que serve tambem para jogar agua nas pedras. Você se sente em outro mundo. Tem os assentos em  formato redondo com os lugares para sentar. Cabe cinquenta pessoas de cada vez, você escolhe sentar na parte de cima ou embaixo, em cima é mais quente.


O horário que começa o ritual está fixado em um mural ao lado da porta. Quando começa todos que ficaram na fila, recebem uma toalha pequena, marrom para os homens e rosa para as mulheres. Eu falo pra minha filha que é o banho da toalha e a gente dá risadas.

Todos sentam, e a pessoa que está fazendo o trabalho explica que tem que cobrir a boca e o nariz com a toalha,  a gente fica  com a boca coberta, é divertido. 


Quando começa o ritual o homem pega a concha e joga a água nessas pedras empilhadas e a temperatura aumenta, ele joga umas três conchas de água. Esquenta muito e ele avisa que se alguém passar mal pode sair. Após jogar a  água ele pega uma toalha grande com uma parte enrolada e a outra solta e começa a movimentar essa toalha bem forte por cima da cabeça de todas as pessoas que estão sentadas. Você fica lá só esquentando o corpo e o suor descendo. Ele dá essa toalhada duas vezes, joga mais água e de novo dá mais duas toalhadas. Todo o ritual demora 15 minutos mas é o suficiente para molhar toda a roupa. No final todos batem palmas.

 A sensação quando você sai é muito boa, você se sente leve e relaxado. 


4) Sala terapêutica: nesta sala você vai entrar como se entrasse em um útero, o ambiente foi projetado para você ter a mesma sensação de quando você estava no útero de sua mãe. Cor, calor, cores, sons e formato, tudo conforme se estivesse no útero. São separados com lugares para duas pessoas ou apenas uma e cabe dez pessoas de cada vez. Pode deitar ou sentar, tem um puff para cada pessoa e o chão da sala é todo coberto com sal do Himalaia. O sal do Himalaia quente libera certos tipos de íons que relaxa também e ajuda na circulação sanguínea.


5) O banho das cores é sentado, para cada cor uma cura. É uma poltrona que cabem duas pessoas. É um método de alta tecnologia que eles inventaram para funcionar bem a terapia das cores, as cores vão mudando e aparece em um painel ao lado de cada poltrona. A mudança das cores reduz o estresse e relaxa a mente, é chamado banho de cor. Azul para acalmar, verde para tranquilizar seu coração, vinho atrair prosperidade, vermelho para ter mais positividade, rosa para ficar feliz e  branco para trazer coisas novas para sua vida. 


Quarto andar

Vestuário dos homens, banhos de banheira apenas para homens, os famosos ofurô. Provavelmente é igual ao segundo andar onde tem as banheiras das mulheres. 


Terceiro andar

Restaurante, banho de rocha e salas de massagem.

Tem uma sala de sauna de rocha, com pedras diferentes das do quinto andar; tem uma que são ágatas, sim aquelas pedras de ágatas que são encontradas no Brasil.  Foram colocadas várias, uma ao lado da outra e você pode deitar  em cima dessas pedras. 


A pedra de sal do Himalaia também faz sua parte, aquecidas elas têm um efeito curativo e relaxante sobre todo o corpo. 


A pedra de magna que é aquela pedra que a base dela é o magma dos vulcões. Essa pedra de magna quando aquecida tira o colesterol, ajuda a circulação sanguínea, relaxa, tira ansiedade, estresse, dor nas costas, dor no joelho. Todos os banhos de rocha aquecem o corpo de dentro para fora.

Você escolhe a pedra que quer deitar, estica sua toalha e fica o tempo que aguentar, porque é quente. Para cada pedra uma cura. Você pode desfrutar de cinco tipos de minerais. Eficaz para um sono confortável e no teto tem um jogo de luz suave que influencia nos cinco sentidos.


Segundo andar


- Vestuário das mulheres, banhos de ofurô e saunas também.Tem tudo, não precisa levar nada de casa. No ofurô tem sabonete para o rosto, sabonete para o corpo, shampoo e condicionador, e tem também aquele óleo para retirar a maquiagem. Empilhadas em um canto tem umas buchas em formato de toalhas  para se esfregar que você pode usar à vontade.  Essa bucha ajuda a retirar as células mortas do corpo.


São vários tipos de banheiras, hidromassagem, banho de seda, banho de água gelada, banho com água que eles trazem toda semana da beira do vulcão, com várias propriedades curativas.  Nas banheiras de seda e hidromassagem a temperatura pode chegar a 40 graus. Vai entrando devagar que você se acostuma e quando percebe já não sente mais que é tão quente. As borbulhas do banho de seda penetram na pele retirando toda a sujeira acumulada.


Pode desfrutar da sauna de sal e da sauna seca. Eu aproveito e faço uma massagem com sal no corpo e já tira tudo a ziquizira. Tem uma coisa que não se pode esquecer e que serve para qualquer banho de ofurô que você for no Japão: tome banho antes de entrar na banheira, se esfregue bem, limpa tudo antes de entrar. Não pode colocar toalhas dentro da água. Também não pode ficar conversando porque atrapalha quem está lá para meditar ou apenas relaxar. Para manter bom para todos é importante observar as regras. Se você descumprir as regras, alguém vai te avisar que está tudo bem. 


Além de tudo ainda tem  banho de gás ácido que é excelente para ajudar na circulação sanguínea, problemas no coração, artrite, e além de tudo  aquece o corpo. Nessa nascente as fontes carbonatadas de concentração ultra alta são utilizadas há séculos para tratar e prevenir doenças tais como: neuralgia, reumatismo, sensibilidade ao frio. Na banheira você tem que ficar sem se mexer pelo menos trinta minutos, as borbulhas do gás vão encostar  toda no seu corpo, é aí que começa o processo de cura. 


Normalmente eu fico trinta minutos lá parada, e faço várias entradas. Tem gente que até dá uns cochilos lá, e a água è na temperatura ambiente. Esta água gaseificada também pode ser encontrada na Alemanha oriental, onde eles também utilizam para banho. 


 -Espaço para secar o cabelo e cuidar da pele. Tem cotonete, loção  para o rosto, creme para o rosto e corpo e secador de cabelo. Uma penteadeira separada para cada mulher. É um entra e sai o tempo todo.


Térreo


Portaria 

Quando terminar tudo, você desce na portaria e nem precisa falar com o atendente para pagar. Tem uma máquina touch onde você coloca o cartão ao lado e no visor mostra o valor, você aceita, faz o pagamento no cartão ou dinheiro. Aguarda e você receberá um recibo e um outro papel com um código QR . Este código QR você mostra ele na catraca da saída e abre automaticamente.  


-Sub solo 


São várias poltronas reclináveis que você pode apenas encostar ou deitar totalmente. Tem que fazer silêncio total. As pessoas vão lá para relaxar ou dormir mesmo, tem gente que ronca que é uma beleza. Em cada cadeira tem uma televisão pequena que você pode ver o que quiser. 


Ao lado da sala dessas poltronas  tem a sala de trabalho, pode conectar seu computador, usar o wifi e ficar trabalhando o tempo que quiser.


Finalização


Não se preocupe em pagar mico, porque vai pagar, principalmente se for a sua primeira vez em um banho desse. Fica tranquilo porque os japoneses são receptivos, eles não vão rir de você. Eles entendem que você é estrangeiro e não sabe tudo. Sorria e siga em frente. Um novo mundo se descortinou à sua frente, agora é só relaxar e ir para casa dormir.  


O banho é tão bom que na última vez que fomos passamos dez horas lá dentro.

Tem que ficar esperto porque dependendo do horário que você entra você terá poucas horas para ficar lá. Para quem não entende tudo é melhor entrar lá apenas depois das 10 da manhã. Abre às 7:30 fecha às 9:30 e abre de novo às 10:30 e fica aberto ate 1pm. 


Como falei é bem complexo mas você precisa saber de quase tudo para poder desfrutar de uma das melhores partes desta cultura milenar que é a cultura japonesa. 


@todososdireitosreservados



                                                           Fale comigo   Pagina   Facebook

Comentários

Mais visitadas

KOINOBORI- Dia dos meninos

A viagem de Laura - brasileiros no exterior- Blog